Situação da MG-497 entre Uberlândia e Prata preocupa motoristas
Rodovia não tem acostamento e sinalização está ruim, segundo PMR.
Pesquisa realizada pela CNT coloca a rodovia em qualidade regular.
A situação da MGC-497, que liga Uberlândia a Prata, no Triângulo Mineiro, tem causado problemas para motoristas. A rodovia não tem acostamento e é mal sinalizada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), as condições gerais de sinalização e pavimentação colocam a rodovia como regular, mas no trecho de 80 km entre as duas cidades, o acostamento não existe ou é precário.
Outro problema apresentado são as canaletas ao longo da rodovia. Elas são para escoamento de água da chuva, mas provoca um desnível perigoso. A tenente da Polícia Militar Rodoviária (PMR) Marlina Angelita Pacheco disse que a proporção de acidentes no trecho seria menos se tivesse acostamento ou local de escape na pista.
A falta de sinalização nas laterais da pista também preocupa. No período noturno e durante chuvas os motoristas podem perder a referência no local.
O construtor César Alves da Silva disse que tem que andar devagar pela rodovia, mas às vezes o fluxo de carro não permite. Ele é morador de um condomínio de chácaras que fica às margens da rodovia. Segundo ele são muitos os fatores que contribuem para a estrada ser perigosa. “O problema dessa rodovia é que ela não tem acostamento e com o fluxo muito grande não tem para onde desviar em um momento de perigo”, disse.
A imprudência dos motoristas
Se os problemas da via não contribuem para uma viagem segura, imagina se somados à imprudência dos motoristas, que fazer, por exemplo, ultrapassagens em faixa contínua. A rodovia também dá acesso a sítios e chácaras, além de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida quase finalizado. O fotógrafo Diego Barino disse que está preocupado com o aumento do fluxo de veículos.
A tenente Marlina Pacheco acrescentou que a preocupação é muito grande, já que vai passar a ser uma via urbana. No local tem radares fixos para coibir abusos, mas a fiscalização vai ser ampliada com radares móveis. O objetivo é diminuir o número de acidentes que por causa os problemas apresentados são constantes.
No dia 27 de fevereiro foi registado o último acidente grave na rodovia. Duas crianças morreram após o veículo onde eles estavam com os pais e seguiam sentido Prata saiu da pista, bateu no meio fio, rodou e a traseira atingiu um eucalipto. As causas ainda estão sendo investigadas pela polícia.
Constrição da rodovia
A MGC-497 foi construída na década de 1980 (1982 - 1989), com largura de pista de 7,80 metros e sem acostamento do km 0 ao 45. Do km 45 ao 77,6 a largura é de 10 metros, sendo 1,50 metros de acostamento para cada lado. O trecho foi projeto para uma velocidade média de 80 km/h.
Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) estiveram, recentemente, no trevo próximo ao Km 15 da rodovia e verificaram que a sinalização horizontal e vertical encontram-se em boas condições. Durante a vistoria foram constatados acessos irregulares para os bairros chácaras Eldorado, Silverado e Jardim Ebron. O DER vai notificar os responsáveis para que as irregularidades sejam sanadas.
Outro problema apresentado são as canaletas ao longo da rodovia. Elas são para escoamento de água da chuva, mas provoca um desnível perigoso. A tenente da Polícia Militar Rodoviária (PMR) Marlina Angelita Pacheco disse que a proporção de acidentes no trecho seria menos se tivesse acostamento ou local de escape na pista.
A falta de sinalização nas laterais da pista também preocupa. No período noturno e durante chuvas os motoristas podem perder a referência no local.
O construtor César Alves da Silva disse que tem que andar devagar pela rodovia, mas às vezes o fluxo de carro não permite. Ele é morador de um condomínio de chácaras que fica às margens da rodovia. Segundo ele são muitos os fatores que contribuem para a estrada ser perigosa. “O problema dessa rodovia é que ela não tem acostamento e com o fluxo muito grande não tem para onde desviar em um momento de perigo”, disse.
A imprudência dos motoristas
Se os problemas da via não contribuem para uma viagem segura, imagina se somados à imprudência dos motoristas, que fazer, por exemplo, ultrapassagens em faixa contínua. A rodovia também dá acesso a sítios e chácaras, além de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida quase finalizado. O fotógrafo Diego Barino disse que está preocupado com o aumento do fluxo de veículos.
A tenente Marlina Pacheco acrescentou que a preocupação é muito grande, já que vai passar a ser uma via urbana. No local tem radares fixos para coibir abusos, mas a fiscalização vai ser ampliada com radares móveis. O objetivo é diminuir o número de acidentes que por causa os problemas apresentados são constantes.
No dia 27 de fevereiro foi registado o último acidente grave na rodovia. Duas crianças morreram após o veículo onde eles estavam com os pais e seguiam sentido Prata saiu da pista, bateu no meio fio, rodou e a traseira atingiu um eucalipto. As causas ainda estão sendo investigadas pela polícia.
Constrição da rodovia
A MGC-497 foi construída na década de 1980 (1982 - 1989), com largura de pista de 7,80 metros e sem acostamento do km 0 ao 45. Do km 45 ao 77,6 a largura é de 10 metros, sendo 1,50 metros de acostamento para cada lado. O trecho foi projeto para uma velocidade média de 80 km/h.
Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) estiveram, recentemente, no trevo próximo ao Km 15 da rodovia e verificaram que a sinalização horizontal e vertical encontram-se em boas condições. Durante a vistoria foram constatados acessos irregulares para os bairros chácaras Eldorado, Silverado e Jardim Ebron. O DER vai notificar os responsáveis para que as irregularidades sejam sanadas.
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